SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP12Rehabilitación respiratoria en niños con asma: revisión sistemáticaDocumental golden hour: tecnología educativa para la cualificación de la atención maternoinfantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

CUNHA, Sandra; APARICIO, Graça  y  SILVA, Ernestina. Significados atribuídos pelos adolescentes à sua condição de doença crónica: revisão da evidência qualitativa. Mill [online]. 2023, n.esp12, e27882.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0212e.27882.

Introdução:

O adolescente que vivencia um processo de doença crónica experiência uma transição de saúde-doença. Sabe-se que os significados atribuídos à condição de saúde têm o potencial de facilitar ou inibir estes processos adaptativos.

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo descrever os significados que os adolescentes com doença crónica atribuem à sua condição de saúde.

Métodos:

Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura com Meta-Síntese segundo a abordagem do Instituto Joanna Briggs® (JBI). A avaliação das sínteses dos achados foi realizada usando o ConQual Score.

Resultados:

Os resultados são apresentados sob a forma de duas sínteses qualitativas agregadas: 1. A condição crónica é vista pelo adolescente como uma injustiça que o diferencia dos pares e contribui para o isolamento; 2. Com o tempo e com a ajuda dos amigos, o adolescente perceciona benefícios na sua condição crónica de saúde. Verifica-se que à medida que o adolescente tem maior perceção da condição de ser portador de doença, experiência sentimentos negativos. Por outro lado, a tecnologia de apoio à doença é vista como positiva.

Conclusão:

Conclui-se que é importante assistir o adolescente na redefinição dos significados negativos e potenciar o sentimento de autonomia, diminuindo o isolamento social e facultando o uso de equipamentos/tecnologias de suporte às limitações.

Palabras clave : adolescente; significados; emoções; doença crónica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )