SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Nuevas tendencias en la diversificación alimentaria de los vegetarianos latentes: de la evidencia a la práctica clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

SOARES-PINTO, Igor; SA, Marta Ferreira; CRUZ, Rui  y  OLIVEIRA, Isabel de Jesus. Sistematização das práticas de marcação do local do estoma em doentes submetidos a cirurgia não planeada: projeto de melhoria da qualidade. Mill [online]. 2024, n.23, e32837.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0223.32837.

Introdução:

A marcação do local do estoma em cirurgia não planeada não é usual. Não existem dados sobre a marcação do estoma num hospital na região norte de Portugal, assim como orientações para situações de urgência.

Objetivo:

Aumentar a marcação do local do estoma em doentes submetidos a cirurgia não programada.

Métodos:

Projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem de acordo com o ciclo planear, fazer, verificar e atuar, e consiste em 4 fases: identificação do problema; análise das causas e definição dos objetivos específicos; planeamento e implementação da intervenção e verificação dos resultados, propondo medidas corretivas, normalizando procedimentos e formando a equipa. Os dados serão recolhidos através de questionários dirigidos aos enfermeiros, da análise dos sistemas de informação existentes e da implementação de uma grelha de auditoria.

Resultados:

As duas primeiras fases permitiram identificar as principais lacunas e elaborar uma intervenção multimodal que incluirá estratégias educativas, implementação de algoritmo de tomada de decisão e auditoria. Espera-se uma diminuição das complicações cutâneas. Prevê-se também um aumento da confiança, da independência no autocuidado do estoma e da consciencialização sobre a vida no estoma. A implementação deste projeto pode levar a uma redução dos custos dos cuidados de saúde e a uma melhoria global da qualidade de vida da pessoa com um estoma.

Conclusão:

A evidência sugere que a marcação do local do estoma é da maior importância para melhorar os resultados de saúde do doente. Os resultados deste projeto podem oferecer novas estratégias para fazer face às lacunas de gestão nos sistemas de saúde.

Palabras clave : enfermeiros; ostomia; prática baseada na evidência; projeto de implementação da evidência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )