SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Implicaciones del uso de ventilación mecánica no invasiva en el domicilio, desde la perspectiva del individuoNegociación de cuidados en un servicio de pediatría: discursos y práctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

GONCALVES, Marco; PEREIRA, Maria Aurora  y  MACHADO, Natália. As dificuldades percecionadas pelos enfermeiros na preparação do cliente cirúrgico: um estudo qualitativo. Mill [online]. 2024, n.23, e33779.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0223.33779.

Introdução:

O papel do enfermeiro no pré-operatório passa por identificar as necessidades dos clientes e os fatores de risco relacionados com todo o período perioperatório. Esta preparação pré-operatória nem sempre é um processo linear e reveste-se de alguns desafios que é importante explorar para dar relevo à intervenção autónoma do enfermeiro neste período.

Objetivo:

Conhecer as dificuldades percecionadas pelos enfermeiros na preparação pré-operatória de clientes submetidos a cirurgia geral programada.

Métodos:

Foi realizado um estudo exploratório, de abordagem qualitativa. Para a recolha de dados foram realizadas 23 entrevistas semiestruturadas a enfermeiros que exercem a sua atividade em bloco operatório ou serviços de cirurgia geral há mais de 5 anos. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

Da análise de conteúdo emergiram três unidades temáticas: dificuldades sentidas, contributos da consulta de enfermagem pré-operatória e aspetos a atender na organização da consulta. As dificuldades referidas pelos enfermeiros centraram-se na preparação do cliente cirúrgico e nas condições para essa preparação.

Conclusão:

A identificação da perceção dos enfermeiros acerca da preparação pré-operatória que é efetuada atualmente aos clientes submetidos a cirurgia geral programada permitiu conhecer as dificuldades sentidas por estes. A preparação pré-operatória deverá ser estruturada e ter em conta várias dimensões como a física, a emocional, o conhecimento e os aspetos logísticos. Estes resultados contribuirão para a melhoria dos cuidados de enfermagem prestados durante o período perioperatório.

Palabras clave : enfermagem; cuidados pré-operatórios; cirurgia geral; pesquisa qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )