SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Necesidades paliativas en una lista de usuarios de una unidad de salud familiar en un centro urbanoUna propuesta metodológica para abordar el fenómeno de la deserción académica a partir de un modelo de predicción inteligente: un caso de estudio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

VIDINHA, Telma et al. Evitamento do enfermeiro ao processo de capacitação do cuidador informal: perspetivas sobre os fatores condicionantes. Mill [online]. 2024, n.23, e33593.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0223.33593.

Introdução:

Nos contextos clínicos verifica-se que as práticas de enfermagem estão mais centradas na pessoa dependente do que no cuidador, o que pode estar relacionado com a complexidade do processo de capacitação do cuidador informal.

Objetivo:

Explorar e conhecer o fenómeno do evitamento dos enfermeiros à capacitação do cuidador informal, com identificação dos fatores subjacentes.

Métodos:

Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 9 enfermeiros de um hospital central de Portugal e após transcrição, efetuada a análise de conteúdo segundo Bardin e apoio do NVivo10®. Cumpridos os pressupostos éticos e obtido parecer favorável da comissão de ética.

Resultados:

Emergiram três unidades temáticas com as respetivas categorias e subcategorias: reconhecimento do fenómeno (2 categorias); fatores intrínsecos que condicionam a capacitação do cuidador (4 categorias e 2 subcategorias); e fatores extrínsecos (6 categorias e 6 subcategorias).

Conclusão:

É necessária uma abordagem abrangente na preparação do cuidador informal, tendo por base a formação dos enfermeiros, a identificação e avaliação das suas necessidades, a implementação/gestão de cuidados e o planeamento da alta. Deve haver também um compromisso das organizações de saúde e de toda a comunidade na criação de condições para que se consiga uma transição saudável e segura.

Palabras clave : cuidado centrado na pessoa; cuidados de enfermagem; planeamento da alta; cuidador informal; transições.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )