Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sociologia, Problemas e Práticas
versión impresa ISSN 0873-6529
Resumen
SAMPAIO, Eleutério. O mimetismo emocional e a televisão. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2000, n.33, pp.87-109. ISSN 0873-6529.
Este artigo perspectiva alguns programas televisivos de carácter lúdico como actividades miméticas, na linha interpretativa de Elias e Dunning. Preconiza-se que nesse tipo de actividades têm lugar manifestações afectivo-emocionais que se confrontam com as do quotidiano "sério", constituindo-se ao mesmo tempo como seu complemento incontornável. Traçar-se-ão alguns aspectos definidores das actividades miméticas, realçando o desenvolvimento no seu seio de emoções específicas socialmente produzidas, dando corpo a uma sociabilidade emocional que estaria no cerne da consideração do hedonismo como objectivo principal a alcançar.
Palabras clave : Actividades miméticas; sociabilidade emocional; hedonismo.