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Sociologia, Problemas e Práticas
versión impresa ISSN 0873-6529
Resumen
FERREIRA, Vítor Sérgio. Os ofícios de marcar o corpo: A realização profissional de um projecto identitário. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2008, n.58, pp.71-108. ISSN 0873-6529.
Com a recente liberalização, valorização e exposição social do corpo nas sociedades ocidentais, o conjunto das actividades associadas à produção de design corporal tornou-se num negócio rentável. Também Portugal viu expandir e diversificar largamente, nas últimas duas décadas, a sua indústria de produção e comercialização de design corporal. Entre os múltiplos produtos e serviços disponíveis, as práticas de tatuagem e/ou de body piercing tiveram uma difusão sem precedentes. Tal aconteceu não só com o alargamento do espectro social dos seus consumidores, mas também com a proliferação de estúdios onde essas intervenções são praticadas. Neste contexto, os ofícios de marcar o corpo passaram a constituir não apenas uma possibilidade imagética no espaço da estilização corporal de cada vez mais jovens, mas também uma possibilidade concreta no horizonte de expectativas laborais de alguns deles.
Palabras clave : jovens; trabalho; tatuagem e body piercing; trajectórias.