Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
MARQUES, Rita et al. A satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, suppl.1, e22024. Epub 26-Mayo-2023. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rvi22024.
Enquadramento:
As práticas clínicas simuladas, designadas por experiências clínicas simuladas ou simulação, são um processo formativo dinâmico e desafiador que decorre em ambiente controlado com recurso a cenários que recriam a realidade clínica.
Objetivo:
Estudar a satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas.
Metodologia:
Estudo descritivo-correlacional de abordagem quantitativa, com uma amostra de 223 estudantes de enfermagem. Aplicada a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS), constituída pelas dimensões: prática, cognitiva e realismo.
Resultados:
A satisfação média global com as práticas clínicas simuladas, foi de 7,501 na escala de 1-10. As características sociodemográficas, ano curricular e conteúdos, não foram preditivos da satisfação. Os estudantes apresentam-se em média mais satisfeitos na dimensão cognitiva e menos satisfeitos na dimensão realismo.
Conclusão:
Os estudantes apresentam-se satisfeitos com as práticas clínicas simuladas percecionando a sua importância para a aprendizagem, na aquisição de competências e maior capacidade de resposta no ensino clínico em contexto real. Tal reforça a pertinência do investimento, teórico, científico e prático, nesta estratégia de ensino.
Palabras clave : simulação de paciente; treino por simulação; satisfação pessoal; estudantes; enfermagem.