Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
AUGUSTO, Cláudia et al. O impacto do isolamento devido à COVID-19 em estudantes de enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, suppl.1, e22041. Epub 26-Mayo-2023. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rvi22041.
Enquadramento:
A pandemia de COVID-19 exigiu a implementação de medidas de isolamento nos casos de alto risco de doença.
Objetivo:
Avaliar o impacto do isolamento sobre a ansiedade, a satisfação com o apoio percebido, a aprendizagem e o aproveitamento escolar, de estudantes de enfermagem da região norte de Portugal.
Metodologia:
Estudo exploratório e quantitativo, realizado com 56 estudantes em isolamento devido à COVID-19. Foi aplicado um questionário de autopreenchimento para avaliação da evolução da ansiedade, da satisfação com o apoio percebido, ao nível pedagógico, emocional e do Serviço Nacional de Saúde e do impacto do isolamento na aprendizagem e aproveitamento escolar.
Resultados:
Foram reportados níveis de ansiedade com significado clínico. Foi referido maior satisfação com o apoio da instituição de ensino e menor com o Serviço Nacional de Saúde. A ausência às atividades letivas teve impacto negativo na aprendizagem e no aproveitamento escolar.
Conclusão:
O isolamento dos estudantes teve impacto na ansiedade e na aprendizagem. A saúde mental dos estudantes deve ser promovida pelas instituições de ensino superior.
Palabras clave : COVID-19; estudantes de enfermagem; isolamento social; ansiedade; aprendizagem.