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Revista Lusófona de Educação
versión impresa ISSN 1645-7250
Resumen
REGNAULT, Elisabeth y JIE-YING, Qin. O papel do professor em Formação Cívica no ensino básico na China e em França: Uma abordagem compreensiva em educação comparada. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.26, pp.141-160. ISSN 1645-7250.
O objetivo deste artigo é mostrar a abordagem compreensiva em educação comparada apresentando uma comparação da educação cívica no ensino básico (11-15 anos) em França e na China. Há duas abordagens em educação comparada: a abordagem pragmática, universalista, que revela semelhanças e diferenças e que consiste em fazer emergir as boas práticas para as transferir para outro contexto; e a abordagem compreensiva, culturalista, que consiste também em revelar diferenças e semelhanças mas compreendendo os fenómenos e os factos educativos em vez de os medir e não tentando generaliza-los nem transferi-los. A abordagem compreensiva é mais pertinente porque não relata unicamente os fatos educativos mas tenta fazer com que sejam inteligíveis os processos que se desenvolvem nas comunidades humanas que constroem discursivamente sentido e identidades (Malet, 2005). Um exemplo de abordagem compreensiva está na transferência da pedagogia de Montessori para a China o que permitirá validar as características próprias da abordagem compreensiva.
Palabras clave : educação comparada; abordagem compreensiva e pragmática; educação cívica; China; França; pedagogia de Montessori.