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Da Investigação às Práticas
versión On-line ISSN 2182-1372
Resumen
SUBTIL, Manuela; DOMINGOS, António y MARIOTTI, Maria Alessandra. A calculadora gráfica no ensino básico com o contributo da Mediação Semiótica. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.1, pp.116-143. Epub 28-Mar-2023. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.343.
Este artigo visa analisar a resolução de uma tarefa de Geometria, de índole exploratória, com recurso ao artefacto mediador, calculadora gráfica. Procurou-se compreender como é que o aluno promoveu signos de artefacto através do desenvolvimento de esquemas de uso e esquemas de ação instrumentada. Posteriormente, na discussão coletiva, pretendemos analisar de que forma a professora promoveu a transição desses signos de artefacto para signos matemáticos. Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa de natureza interpretativa e descritiva, adotou-se a modalidade estudo de caso, focada no trabalho de dois pares de alunos. Os resultados evidenciam que a calculadora gráfica, funcionou como um instrumento de mediação semiótica e a orquestração da professora na discussão coletiva foi imprescindível para o desenvolvimento do potencial semiótico deste artefacto, resultando na construção do conhecimento matemático.
Palabras clave : Calculadora gráfica; potencial semiótico do artefacto; esquemas de uso; esquemas de ação instrumentada; mediação semiótica.