Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Da Investigação às Práticas
versión On-line ISSN 2182-1372
Resumen
GOMES, Luísa y MADUREIRA, Isabel. A leitura funcional como processo de promoção de autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.1, pp.144-178. Epub 28-Mar-2023. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.322.
No presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa.
Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas.
Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.
Palabras clave : Autonomia pessoal e social; Educação Inclusiva; Leitura funcional; Perturbação do Desenvolvimento Intelectual.