SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número133Cravos cor-de-rosa: notas para o lugar das dissidências sexuais e de género na história da RevoluçãoOs músicos angolanos e a música de protesto em Portugal: reflexões para descentrar a história dos cantores de Abril índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

SOEIRO, José. O trabalho, entre as “promessas de Abril” e a regulação neoliberal. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2024, n.133, pp.51-76.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/11pr3.

Este artigo procura refletir sobre as dinâmicas de desconstrução do enquadramento sociojurídico do trabalho e de vulnerabilização do seu estatuto na sociedade portuguesa nas últimas décadas. Para isso, identifica e caracteriza os diferentes períodos de regulação laboral desde o 25 de Abril até à atualidade, apresentando uma leitura diacrónica das principais disputas e mudanças normativas. Num segundo momento, aponta transformações na estrutura do emprego e sistematiza as vias mais relevantes de fragilização do trabalho - a profusão de modalidades precárias de emprego, os “usos alternativos” da lei, a clandestinização e a não remuneração do trabalho, a exposição às flutuações do mercado, a deslaboralização e a debilitação da contratação coletiva. Pretende-se assim contribuir para pensar o trabalho hoje, entre as promessas de Abril e a regulação neoliberal.

Palabras clave : direitos dos trabalhadores; negociação coletiva; precariedade laboral; regulação do trabalho; revolução portuguesa.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )