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Tourism & Management Studies
versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466
Resumen
RODRIGUES, Ana Paula; BARREIRA, Marta; MADEIRA, Carlos Rui y VIEIRA, Isabel. O papel do marketing interno nas atitudes e comportamentos dos colaboradores das organizações do sector público local. TMStudies [online]. 2023, vol.19, n.3, pp.41-57. Epub 30-Sep-2023. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2023.190303.
O objetivo deste artigo é alargar os conhecimentos sobre as relações entre marketing interno (IM), satisfação profissional, compromisso organizacional, confiança organizacional e desempenho profissional, propondo e testando um modelo sobre o papel do IM nas atitudes e comportamentos dos colaboradores. A recolha de dados foi realizada utilizando um questionário aplicado aos colaboradores do sector público local português. Foram obtidos e tratados um total de 565 questionários válidos utilizando a técnica de modelação de equações estruturais. Os resultados mostram que o MI influencia positiva e diretamente a satisfação profissional, o comprometimento organizacional, e a confiança organizacional, mas não diretamente o desempenho profissional. O desempenho no trabalho é influenciado pelo comprometimento organizacional e pela confiança organizacional, mas não pela satisfação no trabalho. Contudo, o efeito indireto da satisfação no trabalho sobre o desempenho no trabalho, mediado pelo comprometimento e confiança organizacional, é significativo. Por sua vez, a satisfação no trabalho influencia diretamente o comprometimento organizacional, o que por sua vez tem um impacto direto na confiança organizacional. Tanto quanto sabemos, é a primeira vez que o estudo da relação entre MI e a confiança organizacional foi investigado no contexto do sector público local. Espera-se que os resultados tenham dado mais um passo na investigação dos efeitos do IM neste sector, contribuindo para a investigação futura nas literatures sobre marketing interno e gestão pública.
Palabras clave : Marketing interno; satisfação profissional; comprometimento organizacional; confiança organizacional; desempenho profissional; sector público local.