Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sisyphus - Journal of Education
versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640
Resumen
ESPINDOLA, Marina Bazzo de y GRANE, Mariona. Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.6-10. Epub 18-Feb-2024. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/10.25749/sis.33458.
Este monográfico tem como objetivo reunir produções do campo de pesquisa em educação e tecnologias desde uma perspectiva crítica, com o objetivo de aprofundar nosso entendimento sobre as implicações e possibilidades das TDIC no e para o contexto educativo. Está composto por 9 artigos sobre a relação educação e TDIC que exploram: a formação de professores no sentido de superar a mera instrumentalidade das tecnologias, discutindo possibilidades crítico-reflexivas, a formação plena de estudantes diante dos desafios da contemporaneidade, como estes desafios impactam os currículos escolares e a necessidade de discutir o que e para que ensinar em relação às tecnologias digitais; e por fim discutem as próprias tecnologias educativas e o seu desenvolvimento a partir da perspectiva crítica.
Palabras clave : tecnologia educacional; teoria crítica da tecnologia; formação de professores; cultura digital; TIC.