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Sisyphus - Journal of Education
versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640
Resumen
SANTOS, Joana Koscianski dos y GIACOMAZZO, Graziela. Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores: Para Além da Perspectiva Reducionista. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.69-88. Epub 18-Feb-2024. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.28780.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender as abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as propostas de cursos da formação continuada dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina - Brasil, para integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. Para tanto, o recorte apresentado neste artigo explicita os conceitos de formação e tecnologia expressos em seis (6) propostas de formação de professores no período de 2008 a maio de 2020. Caracteriza-se como pesquisa documental a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004) numa abordagem qualitativa. As discussões teóricas se centraram nas concepções, perspectivas e aspectos históricos da formação de professores, especificamente a formação continuada, com os autores Freire (1997)e Nóvoa (2002), e na filosofia da tecnologia, tendo como referência Pinto (2005) e Feenberg (2002, 2013). Compreende-se que o processo de formação continuada carece da compreensão da tecnologia em suas dimensões histórica, filosófica e pedagógica.
Palabras clave : tecnologia; educação; formação continuada; perspectiva crítica; professores..