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Sisyphus - Journal of Education
versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640
Resumen
CERNY, Roseli Zen; ALMEIDA, Éverton Vasconcelos de y ESPINDOLA, Marina Bazzo de. O Desenvolvimento de Tecnologias pela Escola como um Processo de Luta e Resistência Contra-Hegemônica. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.109-133. Epub 18-Feb-2024. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.29422.
No contexto educacional, a integração de tecnologias digitais ao currículo é identificada como elemento de inovação. As Big Techs apresentam seus produtos como soluções, influenciando políticas públicas. Noutra direção, iniciativas de instituições públicas buscam desenvolver tecnologias digitais, com participação direta dos sujeitos da escola. Este artigo apresenta dialogicamente os resultados de duas pesquisas, ambas estudo de caso e análise de conteúdo, denominadas como “denúncia” e “anúncio”. A primeira - denúncia - analisa, como as tecnologias das grandes corporações entram nas políticas das redes públicas de ensino; e a outra - anúncio - descreve e analisa uma ação de pesquisa e desenvolvimento coletivo de tecnologias com a escola pública, ancorada no Design Participativo. Tomando como referência a teoria crítica da tecnologia, buscamos problematizar os modelos de entrada das TDIC na escola e sua integração no currículo. Propomos que a integração das tecnologias aos currículos deve ser entendida como um lugar de luta e de resistência contra-hegemônica.
Palabras clave : tdic; big techs; google for education; desenvolvimento de tecnologias; mecred.