Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)
versión impresa ISSN 2184-0458versión On-line ISSN 2183-0886
Resumen
GUSHIKEN, Yuji. Plateia-Foyer: Diálogo e Formação de Público na Leitura Dramatizada em Artes Cênicas. RLEC/LJCS [online]. 2023, vol.10, n.1, pp.113-131. Epub 30-Jun-2023. ISSN 2184-0458. https://doi.org/10.21814/rlec.4429.
O objeto deste artigo, em pesquisa de abordagem qualitativa, trajeto interdisciplinar e de natureza aplicada, é a formação de plateia de teatro, em sua eventualidade, e a busca pela sua transformação em público, virtualmente duradouro, através de práticas artísticas e comunicacionais designadas no campo das artes cênicas de “plateia-foyer” e “leitura dramatizada”. No plano teórico-metodológico, com objetivo descritivo e interpretativo, parte do modelo de estudos da comunicação como diálogo, característica do pensamento latinoamericano em comunicação, numa perspectiva de relações públicas, em que a prática da conversação e do comentário, entre a racionalidade da comunicação organizacional e o afeto da arte, emerge para a produção da vinculação social entre artistas e plateia/público. Opta-se por um estudo de caso sobre o Teatro Mosaico (Brasil), na montagem de dois textos dramatúrgicos: o Prólogo, do diretor Sandro Lucose (2005), e A Caravana da Ilusão, do diretor Alcione Araújo (2000), em que comédia e drama, no mesmo espetáculo, fazem bifurcar os caminhos de uma companhia teatral.
Palabras clave : comunicação; teatro; plateia-foyer; leitura dramatizada; formação de público.