SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Análise factorial confirmatória da care grief scale numa amostra de cuidadores portugueses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


PsychTech & Health Journal

versión On-line ISSN 2184-1004

Resumen

MARTINS, Edith; BORGES, Diana; FERREIRA, Marco  y  MANO, Miriam. Motivações para a prática e não prática desportiva. PsychTech [online]. 2019, vol.3, n.1, pp.43-55.  Epub 29-Sep-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art20-2019.

Este estudo tem por objectivo conhecer as motivações que levam os indivíduos à prática e não prática desportiva. A amostra foi constituída por 186 indivíduos sendo 100 do sexo feminino e 86 do sexo masculino com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade. Foram aplicados como instrumentos: o Questionário de Motivação para as Actividades Desportivas - QMAD e o Inquérito de Motivações para a Ausência de Actividade Desportiva - IMAAD. Os resultados indicaram que existem diferenças entre sexos no que se refere aos motivos para a prática e não prática desportiva. Os motivos mais importantes para a prática foram “estar em boa condição física”, “fazer exercício” e “manter a forma” e os menos importantes foram “ser conhecido”, “ter a sensação de ser importante” e “ pretexto para sair de casa”. Os motivos mais importantes para a não prática foram “ falta de hábitos desportivos”, “por preguiça” e “falta de interesse, de vontade”.

Palabras clave : motivação; prática desportiva; jovens; adolescentes; motivation; sport practice; youngsters; adolescents.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )