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Análise Social

 ISSN 0003-2573

SCHLEMMER, B.. Quando a escola é uma opção : relação com a escola e relação com os saberes em Marrocos. []. , 176, pp.547-562. ISSN 0003-2573.

^lpt^aNos países ricos, a opção entre escolarizar ou não escolarizar as crianças não se coloca. O mesmo não acontece nos países pobres, onde a questão da utilidade da escola ou da sua própria legitimidade é frequentemente debatida. É esta ligação aos saberes escolares que analiso neste trabalho, baseando-me no caso de Marrocos. Após um resumo histórico, revelaremos a evolução da ligação à escola a partir da nossa investigação no terreno, levada a cabo na cidade de Fez, no bairro de Medina. Veremos como uma proporção significativa dos que não fizeram um percurso escolar atingiram, do mesmo modo, um estatuto social e profissional equivalente ao de muitos dos seus colegas escolarizados. Um factor afigurasse-nos essencial: a relação desta população com o saber escolar retira as suas referências do sistema local de aprendizagem. Que lições retirar desta situação, onde a escola não é mais do que uma opção? Tratar-se-á de uma simples sobrevivência? Ou a prefiguração de transformações gerais já em curso?^lfr^aDans les pays riches, le choix n’existe pas entre scolariser ou ne pas scolariser les enfants. Il n’en va pas de même dans les pays pauvres, où face se pose la question de l’utilité de l’école, ou de sa légitimité même. C’est ce rapport aux savoirs scolaires que j’analyse ici en m’appuyant sur le cas du Maroc. Après un bref historique, nous montrerons l’évolution du rapport à l’école à partir de notre étude de terrain menée à Fès-Médina. Nous y verrons qu’une proportion significative de ceux qui n’ont pas suivi l’école sont pour autant parvenus à un statut social et professionnel équivalent à celui de nombre de leurs camarades scolarisés. Un facteur qui nous paraît essentiel: le rapport au savoir scolaire, dans cette population, puise ses références dans système local de l’apprentissage. Quelles leçons tirer de cette situation où l’école n’est, à juste titre, qu’une option? Est-ce là une simple survivance? Ou une préfiguration de transformations générales en cours?^len^aIn wealthy countries, there is no option not to send children to school. The same is not true for poor countries, where there are frequent debates about the usefulness of school and even as to its legitimacy. In this article I examine this connection to knowledge gained at school, based on the Moroccan case. After a historical summary, I show how the connection to school has developed, based on research on the field, which was undertaken in the Medina, suburb of Fez. The study shows that a significant number of those who did not go through the school system achieved social and occupational status in the same way that many of their schooled contemporaries did. One key factor stands out: in their relationship to schooling, the people of Morocco draw on the local systems of learning for the points of reference. What lessons can we draw from a situation where school is nothing more than an option? Is it a matter of mere survival? Or does it foreshadow general changes which are already taking place?

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