176 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Social

 ISSN 0003-2573

SCHLEMMER, B.. Quando a escola é uma opção : relação com a escola e relação com os saberes em Marrocos. []. , 176, pp.547-562. ISSN 0003-2573.

Nos países ricos, a opção entre escolarizar ou não escolarizar as crianças não se coloca. O mesmo não acontece nos países pobres, onde a questão da utilidade da escola ou da sua própria legitimidade é frequentemente debatida. É esta ligação aos saberes escolares que analiso neste trabalho, baseando-me no caso de Marrocos. Após um resumo histórico, revelaremos a evolução da ligação à escola a partir da nossa investigação no terreno, levada a cabo na cidade de Fez, no bairro de Medina. Veremos como uma proporção significativa dos que não fizeram um percurso escolar atingiram, do mesmo modo, um estatuto social e profissional equivalente ao de muitos dos seus colegas escolarizados. Um factor afigurasse-nos essencial: a relação desta população com o saber escolar retira as suas referências do sistema local de aprendizagem. Que lições retirar desta situação, onde a escola não é mais do que uma opção? Tratar-se-á de uma simples sobrevivência? Ou a prefiguração de transformações gerais já em curso?

: Saberes escolares; Escolarização; Política educativa; Marrocos.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License