176 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Social

 ISSN 0003-2573

NOGUEIRA, Maria Alice. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. []. , 176, pp.563-578. ISSN 0003-2573.

^lpt^aEste artigo trata do aparecimento de um novo objeto de análise na sociologia da educação e de novos processos sociais envolvendo a relação entre as famílias usuárias e a instituição escolar. Na primeira parte aborda-se o desenvolvimento das problemáticas sociológicas e as novas tendências no tratamento da questão. Na segunda examinam-se as modificações sofridas pela família e pelo sistema escolar contemporâneos naquilo que diz respeito à relação entre eles. Ao final sinalizam-se as grandes tendências que se esboçam no cenário das interações entre os pais e a escola.^lfr^aL’article traite de l’apparition d’un nouvel objet d’analyse dans la sociologie de l’éducation et des nouveaux processus sociaux qui engagent la relation entre familles usagères et institution scolaire. La première partie aborde le développement des problématiques sociologiques et les nouvelles tendances dans le traitement de la question. La deuxième examine les modifications subies par la famille et par le système scolaire contemporain en ce qui concerne leur relation mutuelle. Pour terminer, l’article signale les grandes tendances qui s’ébauchent dans le panorama des interactions entre parents et école.^len^aThis article deals with the emergence of a new object of study in the sociology of education and with the new social processes involving the relationship between user families and the school institution. Part one looks at the development of the sociological issues and new tendencies in handling them. Part two looks at the changes which the modern family and school system have undergone in terms of their relationship. The article concludes by looking at the major emerging trends in the interaction of parents and schools.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License