212 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Social

 ISSN 0003-2573

MARTIN MARCOS, David. O projeto matrimonial de Isabel Francisca Josefa de Bragança e Vítor Amadeu II de Saboia (1675-1682): estratégias familiares e geopolítica. []. , 212, pp.598-623. ISSN 0003-2573.

Durante a época moderna a política matrimonial foi um dos instrumentos mais utilizados para forjar alianças e para garantir visibilidade internacional. O presente artigo analisa este tema, mas também a capacidade de um grupo familiar encabeçado pela regente Maria ­Francisca de Saboia (1646-1683) para fazer com que os seus interesses coincidissem com os objetivos perseguidos pela corte de ­Lisboa, através de um pacto com a casa ducal de Turim. O facto de o projeto matrimonial que aqui se estuda ter acabado por fracassar levou a que a historiografia prestasse uma atenção diminuta a este caso. No entanto, a sua análise permite levantar questões relevantes sobre o lugar ocupado por Portugal na cena internacional de finais do século XVII.

: política matrimonial; Portugal; Saboia; Isabel Luísa Josefa de Bragança.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License