214 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Social

 ISSN 0003-2573

LISI, Marco. Democracia intra-partidária, filiados e elites intermédias: o caso do Partido Socialista português. []. , 214, pp.160-190. ISSN 0003-2573.

O artigo procura examinar as atitudes dos filiados e delegados do Partido Socialista português em relação à democracia intra-partidária. A partir de dois inquéritos conduzidos junto dos diferentes tipos de ativistas, o estudo examina a avaliação em relação a diversos aspetos do funcionamento interno do partido. Os resultados sugerem que uma parte substancial dos ativistas está satisfeita com a influência que tem na vida interna do partido, embora os filiados apresentem uma visão mais crítica em relação aos delegados. Quanto aos fatores explicativos, a distância ideológica, a ocupação de cargos públicos ou partidários, assim como o nível de participação nas atividades internas apresentam um impacto significativo na perceção da democracia interna.

: democracia intra-partidária; militância partidária; filiados; elites intermédias; Partido Socialista português.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License