219 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Social

 ISSN 0003-2573

CORREIA, Rita Gomes    GARCIA, José Luis. A aposta portuguesa na biotecnologia sob o impulso da integração europeia. []. , 219, pp.274-309. ISSN 0003-2573.

Os grandes países científicos, em especial a partir da década de 1970, introduziram políticas estatais de incremento das novas biotecnologias, instigados pela ideia de declínio de um sistema tecnológico baseado em indústrias mecânicas e pela crise petrolífera. O presente artigo delineia uma panorâmica da implementação deste domínio científico-tecnológico em Portugal nos finais do século XX. Da fundação da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia (1981) até à adoção da Estratégia de Lisboa (2000), incluindo assim o momento de adesão portuguesa à então CEE (1986), expõe-se a dinâmica das políticas científicas e tecnológicas, bem como a utilização de fundos europeus, orientados para o desenvolvimento das biotecnologias. Este é um processo que ilustra em Portugal traços fundamentais do atual regime de produção e regulação do conhecimento.

: biotecnologias; bioeconomia; Portugal; integração na União Europeia.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License