237 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Social

 ISSN 0003-2573

LIMA, Licínio Carlos    TORRES, Leonor Lima. Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. []. , 237, pp.748-774.   31--2020. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2020237.03.

Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. A racionalização do sistema escolar português, ocorrida nos últimos vinte anos, operou uma profunda reconfiguração da rede, da tipologia dos estabelecimentos e da sua gestão. Estudou-se o processo de construção dos agrupamentos de escolas e as configurações organizacionais resultantes, problematizando os seus contributos para a democratização da educação escolar. A análise apoiou-se em dados estatísticos solicitados ao Ministério da Educação e, de forma complementar, em Relatórios de Avaliação Externa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Foi possível identificar a diversidade organizacional da configuração “agrupamento”, bem como observar o seu impacto limitado na democratização e melhoria dos processos de escolarização.

: racionalização; modernização; agrupamentos de escolas; democratização..

        ·     · |     · ( pdf )