239 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Social

 ISSN 0003-2573

ALMEIDA, Giovana Goretti F. de    REZENDE, Denis Alcides. Marca territorial e cidade digital estratégica: o caso do Porto, Portugal. []. , 239, pp.284-306.   30--2021. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2021239.04.

As visões do mundo dos atores sociais são viabilizadas por meio de instrumentos que permitem fluidez discursiva. O objetivo é analisar a utilização da marca territorial e dos subprojetos (componentes) de cidade digital estratégica como recursos estratégicos urbanos contemporâneos. A metodologia da pesquisa enfatiza um estudo de caso realizado no Porto, Portugal, por meio de um protocolo de pesquisa que investiga 15 variáveis. Os resultados alcançados revelam a presença da variável de pesquisa estratégia na marca territorial e nos subprojetos de cidade digital estratégica. A conclusão reitera que ambos os constructos podem ser tomados como instrumentos urbanos contemporâneos, expondo interesses e articulações dos atores sociais em múltiplas escalas e dimensões.

: branding; marca territorial; territorialidade; cidade digital estratégica.

        ·     · |     · ( pdf )