Análise Social
ISSN 0003-2573
ALVES, Mariana Gaio DIOGO, Ana Matias. O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. []. , 243, pp.280-308. 30--2022. ISSN 0003-2573. https://doi.org/10.31447/as00032573.2022243.04.
Esta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados - formação de professores, sociologia e educação - e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação.
: ensino superior; sociologia da educação; Portugal; pedagogia.