243 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Social

 ISSN 0003-2573

FISCHER, Marta Luciane; GANG, Jessica de    ROSANELI, Caroline Filla. A representação social do consumo de proteína animal e das alternativas para a sua substituição: uma análise bioética. []. , 243, pp.310-331.   30--2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022243.05.

^a

Os paradigmas éticos emergentes sobre o consumo da carne e das alternativas de substituição necessitam de reflexão bioética para compreender as relações sociais com a senciência e o bem-estar animal. Este estudo procura compreender como a sociedade brasileira representa a produção animal, o consumo de carne e as alternativas para a sua substituição. Para isso, foi realizada uma investigação em linha com 330 participantes do Brasil. Os resultados sugerem que variáveis como idade, sexo e nível de ensino influenciam a representação social da carne e as alternativas da sua substituição e demonstram que a sociedade brasileira acredita que é mais factível a redução do consumo do que a adesão a alternativas.

^lpt^a

Emerging paradigms on ethical consumption of meat and replacement alternatives require a bioethical reflection to understand the social relations between sentience and animal welfare. This study seeks to understand how Brazilian society represents animal production, meat consumption, and alternatives to replace its consumption. For this, an online survey was conducted with 330 participants from Brazil. The results suggest that variables such as age, sex, and education level influence the representation of meat consumption and demonstrate that Brazilian society believes that reducing consumption is more feasible than adhering to alternatives.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )