249 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Social

 ISSN 0003-2573

FERREIRA, Ana. Os académicos precarizados e os outros: construindo uma legitimação sucessiva de um regime excecional. []. , 249, pp.806-823.   31--2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023249.09.

^a

Atualmente, o setor do ensino superior e da ciência é fortemente afetado pela prevalência de vínculos laborais precários. Este ensaio parte dos sentidos que académicos em posições precárias e permanentes atribuem às funções de ensino e de investigação, assim como aos vínculos laborais associados a estas, para refletir sobre a sua imbricação no desenvolvimento do setor durante o período democrático em Portugal. Discute-se a legitimação contínua de mecanismos de fechamento da academia à integração permanente de investigadores, resultando numa normalização da contratualização precária que atualmente se estende a todas as funções académicas. Este sistema dual promove disparidades internas, contribui para a reprodução de estruturas de poder e cria um ambiente de competição exacerbada que, no seu conjunto, obstaculizam o cumprimento das missões do ensino superior e da ciência.

^lpt^a

Currently, the higher education and science sector is characterized by a high prevalence of precarious labour contracts. This essay explores how academics in precarious and permanent positions interpret teaching and research activities, as well as the labour conditions under which these activities are developed, to discuss its roots and connections to the consolidation of this sector during the democratic period in Portugal. It reflects on the persisting legitimisation of closure mechanisms to the permanent integration of researchers in the academia that results in the normalisation of precarious labour, currently extending to all academic activities. This dual system fosters internal disparities, contributes to the reproduction of power structures and promotes an environment of exacerbated competition that hinders the fulfilment of the missions of higher education and science organizations.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )