23 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ciência e Técnica Vitivinícola

 ISSN 0254-0223

CURVELO-GARCIA, A.S.. Controlo de práticas enológicas reconhecidas internacionalmente: Uma revisão crítica. []. , 23, 2, pp.119-122. ISSN 0254-0223.

^lpt^aA descrição de uma prática enológica deverá conter o seu objectivo, o seu campo de aplicação, os limites à sua utilização e, quando for o caso, os aditivos e os auxiliares tecnológicos envolvidos. É o que se passa na OIV, com as Fichas do Código Internacional de Práticas Enológicas e do Codex Enológico. Assim, considerando designadamente os limites da sua utilização, seria pois necessário haver a disponibilidade de metodologias para controlar uma correcta aplicação dessas práticas. Passando-se em revista as diferentes práticas enológicas reconhecidas internacionalmente, descritas no Código Internacional de Práticas Enológicas, verifica-se uma enorme carência destas metodologias de controlo, concluindo-se pois pela necessidade de distinguir as prescrições de informação ou de parecer sobre a utilização das práticas enológicas (como integrando um “Código de Boas Práticas”) das prescrições obrigatórias (necessárias para assegurar a segurança alimentar dos produtos e a lealdade da competitividade).^len^aDescription of an enological practice will be including the objective, the application area and their limits and, if applicable, the additives and technological auxiliaries concerned. The International Code of Enological Practices and the Enological Codex of OIV respect these criteria. So, considering the applications limits of these enological practices, it is indispensable the availability of methodologies to control the proper application of these practices. But in the Code of Enological Practices of OIV, there is a great need of these control methodologies, concluding for the necessity of distinguishing the information prescriptions on the use of the enological practices (like integrating a “Code of Good Practices”) of the compulsory prescriptions (necessary to the food security guard of the products and the loyalty of the competitiveness).

: .

        · | |     · |     · ( pdf )