24 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ciência e Técnica Vitivinícola

 ISSN 0254-0223

FERREIRA, M. L. et al. Controlo de qualidade em análises de vinhos por FTIR: Aceitação de resultados analíticos. []. , 24, 1, pp.43-57. ISSN 0254-0223.

A espectrofotometria por infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) está, presentemente, na linha da frente da análise em rotina de vinho. Com esta metodologia emergente é possível obter-se uma elevada produção de informação num curto período de tempo. Entretanto, é geralmente aceite que, para se progredir com sucesso, deve ser executado e meticulosamente seguido um sistema rigoroso de controlo da qualidade de resultados analíticos, sendo hoje em dia uma preocupação para a comunidade científica internacional enológica (OIV 2009). Neste trabalho, os autores vêm propor uma nova aproximação estratégica para o controlo da qualidade dos resultados obtidos pela análise do vinho por FTIR que tem vindo a ser seguida em rotina no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP). São apresentados exemplos para a massa volúmica (g/mL), titulo alcoométrico volúmico (% v/v), valor de pH , acidez volátil (g/L) e acidez total (g/L).

: análise de vinho; espectrofotometria de infra-vermelho com transformada de Fourier; controlo da qualidade; limites; calibração analítica.

        ·     · |     · ( pdf )