88 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

FONTES, Margarida; SOUSA, Cristina de    VIDEIRA, Pedro. Redes sociais e empreendedorismo em biotecnologia. O processo de aglomeração em torno de núcleos de produção de conhecimento. []. , 88, pp.95-116. ISSN 0430-5027.

^lpt^aEste artigo[iii] aborda a aglomeração de novas empresas de biotecnologia em torno de núcleos de produção de conhecimento, centrando-se no papel das redes sociais no acesso ao conhecimento científico e tecnológico. A abordagem toma em consideração o impacto de várias formas de proximidade - geográfica, social, cognitiva e organizacional - no desenvolvimento de relações chave e na sua utilização para obter conhecimento científico e tecnológico. Tal permite aferir a importância relativa de fontes de conhecimento próximas e distantes e explicar as decisões tomadas pelos empreendedores em termos de mobilização das redes que lhes dão acesso. Na exploração empírica recorre-se a uma metodologia para reconstruir as redes sociais e medir os diferentes tipos de proximidade.^len^aThis paper[iii] addresses the clustering of new biotechnology firms around centres of knowledge production, by focusing on the role played by social networks in terms of access to scientific and technological knowledge. Our approach takes into consideration the impact of various forms of proximity - geographical, social, cognitive and organisational - upon the development of key relationships, as well as upon their use for knowledge acquisition. It enables us to assess the relative importance of local and distant knowledge sources, and to interpret the decisions taken by entrepreneurs with respect to network mobilisation. The empirical operationalisation of this approach is then discussed based on a suggested methodology that makes it possible to reconstruct social networks and to measure different types of proximity.^lfr^aOn aborde[iii] le problème de l’implantation des nouvelles entreprises de biotechnologie près des centres de production de connaissance, en étudiant le rôle joué par les réseaux sociaux dans l’accès aux connaissances scientifiques et technologiques. On considère l’impact des diverses formes de proximité, géographique, sociale, cognitive et organisationnelle, dans la création des relations qui ouvrent l’accès aux connaissances scientifiques et technologiques nécessaires. On apprécie l’importance relative des sources de connaissance, proches ou distantes, et on explique les décisions prises par les entrepreneurs selon les réseaux d’accès qu’ils ont mobilisés. Pour concrétiser ce point de vue, on présente une méthodologie, permettant la reconstruction de réseaux sociaux et l’évaluation des divers types de proximité.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License