90 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

PAREJA-EASTAWAY, Montserrat. Construindo a Barcelona criativa: novos actores, novas estratégias. []. , 90, pp.133-152. ISSN 0430-5027.

Barcelona está na mira internacional. A cidade que triunfou com a organização dos Jogos Olímpicos em 1992 procura no século XXI afirmar-se como uma cidade criativa. Mas é necessário criar as condições para que Barcelona se converta numa cidade atractiva para o talento criativo e as empresas. O reconhecimento do substrato histórico-económico, como ponto de partida para a cidade criativa, juntamente com o papel motor da cultura na geração de uma bagagem distintiva e peculiar, fazem de Barcelona uma cidade diferente. No entanto, isto não é suficiente. A participação de todos os actores em torno de uma estratégia partilhada coloca a Barcelona o maior desafio do futuro, assim como a minimização dos efeitos negativos que inevitavelmente acompanham o êxito desta estratégia. Empresas, instituições, cidadania constituem os melhores activos da cidade: é necessário unir esforços e aproveitar os efeitos que se geram entre eles. O consenso e a participação vão além de meras utopias convertendo-se em factores imprescindíveis na cidade de amanhã. A iniciativa pública exerce liderança em Barcelona: as conexões entre as necessidades dos sectores criativos e os mecanismos de intervenção pública são, sem dúvida, a maior garantia de sucesso.

: Barcelona; cidade criativa; trajectórias urbanas; liderança pública; factores “hard”e “soft”; “network” de localização.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License