95 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

LARANJEIRA, Maria Manuela    RAMOS-PEREIRA, Ana. Substituiçăo local de ammophila arenaria por medicago marina em dunas frontais após pisoteio. []. , 95, pp.61-81. ISSN 0430-5027.

O pisoteio é um dos principais fatores de perturbaçăo da duna frontal, originando uma rede de caminhos e clareiras no meio da vegetaçăo densa, por eliminaçăo de plantas vulneráveis como Ammophila arenaria. Em comunidades vegetais năo perturbadas, ŕ medida que A. arenaria se torna dominante, a coexistęncia de outras espécies é inibida, tanto pela sua estratégia de crescimento em falange, como pela diminuiçăo da mobilidade da areia junto ŕ superfície. Porém, a dominância desta perene, responsável pelo crescimento em altura da duna, pode ser localmente invertida após o cessar do pisoteio. Dados recolhidos em tręs áreas de estudo no litoral de Vila Nova de Gaia em 2006, tręs anos após a primeira grande intervençăo da Câmara Municipal no ordenamento dos acessos ŕ praia através das dunas, sugerem que a súbita abundância de Medicago marina se relacionará com a maior disponibilidade de locais adequados ao seu recrutamento, na sequęncia da morte de indivíduos de A. arenaria. Ao estabilizar eficazmente a areia de caminhos e clareiras de perturbaçăo, M. marina cria condiçőes para a colonizaçăo de variadas espécies anuais e modifica de forma significativa o gradiente de mobilidade e deposiçăo da areia na duna frontal.

: Biogeomorfologia; duna frontal; perturbaçăo; pisoteio; dinâmica de comunidades; filtros ambientais.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License