98 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

LIN, Tzu-Ping et al. Percepção térmica no exterior em diferentes regiões climáticas. Resultados iniciais para Taichung (Taiwan) e Lisboa (Portugal). []. , 98, pp.49-58. ISSN 0430-5027.

As populações de diversas regiões climáticas estão adaptadas a determinados estados do tempo sendo muito diversa a sua tolerância a condições extremas, como altas temperaturas e ventos fortes. Analisa-se a importância da tolerância e da adaptação na percepção térmica dos habitantes de Taichung (Taiwan) e Lisboa (Portugal), baseada na temperatura fisiológica equivalente (PET). Verifica-se que os habitantes de Lisboa ficam mais insatisfeitos com altos valores de PET do que os de Taichung, habituados a temperatura e humidade mais altas. Pelo contrário, os lisboetas têm maior tolerância a ventos fortes, como resultado da sua elevada frequência. O conhecimento da influência da adaptação térmica em espaços exteriores permite aperfeiçoar a qualidade desses espaços e torná-los mais atractivos.

: Biometeorologia humana; percepção térmica; Taiwan; Portugal.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License