98 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

SZUCS, Ágota; GAL, Tamás    ANDRADE, Henrique. Simulação e medidas in-situ da temperatura radiativa média. Exemplo em Lisboa (Portugal). []. , 98, pp.95-111. ISSN 0430-5027.

A temperatura radiativa Média (MRT) é um dos índices bioclimáticos melhor adaptados para a apreciação da influência dos parâmetros climáticos no conforto térmico em espaços exteriores. Pode ser deter minada a partir de medições com um termómetro-globo ou com piranómetro e pirgeómetro para quantificar os diversos fluxos de radiação, ou por simulação numérica. O primeiro método dá resultados precisos, mas exige a medição dos fluxos de radiação em seis direcções e os aparelhos são caros. O segundo método utiliza os modelos RayMan, ENVI-met e SOLWEIG, frequentemente usados em climatologia urbana. Os resultados obtidos por medição e simulação foram comparados no caso de um bairro urbano denso de Lisboa (Campo de Ourique). As medições foram efectuadas durante quatro dias, no Verão de 2006, num espaço verde e ruas vizinhas. O cálculo de MRT pelos modelos numéricos dá resultados algo diferentes. Nos locais ao sol, os valores obtidos por RayMan e SOLWEIG são os que mais se aproximam dos valores medidos (diferenças médias de 6% e 9%, respectivamente), ao passo que ENVI-met os sobrestima em 20%. Nos locais à sombra, ENVI-met fornece o melhor resultado, ao passo que RayMan e SOLWEIG sobrestimam os valores em 15%.

: Temperatura radiativa Média; medição; simulação numérica; RayMan; ENVI-met; SOLWEIG; Lisboa; Portugal.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License