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Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

BALSAS, Carlos José Lopes. Comércio, revitalização urbana e sustentabilidade: Ensinamentos a experiência japonesa. []. , 99, pp.81-100. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis3775.

^lpt^aO comércio urbano nas cidades Japonesas tem passado por períodos de grande transformação com o aparecimento recente de novos formatos comerciais e o declí­nio do pequeno comércio nas áreas centrais. As tendências de gestão urbana dos centros citadinos têm-se mostrado um tanto limitadas nos seus resultados. O objectivo deste trabalho é analisar a evolução recente das experiências de gestão e revitalização urbana e identificar um conjunto de ilações que possam ser úteis aos interessados pelo tema. O argumento prin­cipal é que as tendências de adopção de mecanismos e boas práticas estrangeiras, mais do que contribuírem para inverter situações de declínio urbano, têm-se mostrado algo inade­quadas, em grande parte devido à ineficácia da articulação entre os poderes públicos e a sociedade civil. Parece, no entanto, que existem alternativas em abordagens de coesão socio­económica à escala local e em operações integradas de revitalização urbana sustentável^len^aUrban retail in Japanese cities has undergone important transformations as a result of new commercial formats and the decline of traditional retail establishments in central areas. The results of trends in the urban management of city centres have proven somewhat limited. The primary aim of this paper is to analyse the evolution of recent experiences of urban revitalisation and management and to identify a set of results that can be used by those still unaware of the Japanese reality. The argument is that the tendency to adopt foreign best practices has been inadequate, mainly due to problems of articulation between public powers and the civil society. Alternatives seem to exist in cohesive socio-economic activities at the local scale and in integrated operations of sustainable urban revitalisation^lfr^aLe commerce urbain dans les villes japonaises a connu des périodes de grande transformation, avec l'apparition récente de nouveaux for­mats commerciaux et le déclin du petit commerce dans les centres urbains. Les tentatives de gestion des aires centrales n'ont eu que des résultats limités. On a analysé l'évolution récente des expériences de gestion et de revitalisation urbaine, ce qui a permis d'identifier un certain nombre de remarques pouvant se révéler utiles. en particulier, on constate que l'adoption de mécanismes et de bonnes pratiques étrangères ne contribuent guère à inverser les tendances au déclin, parce qu'elles se montrent souvent inadéquates, surtout à cause d'une insuffisante corrélation entre l'action des pouvoirs publics et la société civile. Il parait cependant exister des alternatives basées sur la prise en compte de la cohésion socio-écono­mique à l'échelle locale et la pratique intégrée de revitalisation urbaine durable

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