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Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

PICARRA, Maria do Carmo. A balada do mar salgado: viagem filmada por paisagens sem homens. []. , 100, pp.143-153. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis7872.

^lpt^aNeste artigo procuro analisar porque é que o filme I Cruzeiro de Férias às Colónias Ocidentais, encomendado ao prestigiado fotógrafo de arte San Payo para registar o “primeiro cruzeiro de soberania” organizado pela agência Geral das Colónias, foi projectado uma única vez durante o estado novo. Filme de viagens, um subgénero do cinema colonial de propaganda, é uma das primeiras obras de propaganda oficial com a qual se pretende projectar a ideia de que “Portugal não é um país pequeno”: (re)construir o país através de um novo mapa do império, portanto. Filme-sintoma de uma “cultura de mobilidade”, identificada por Jean Brunhes, quer atestar o domínio do espaço imperial através das novas tecnologias da comunicação. Inconsciente desse fenómeno, da aceleração, ter á sido vítima da desintegração do olhar sobre o quotidiano das colónias? Ter-lhe-á faltado, para cumprir o desígnio de projectar a grandeza da nação, um movimento, mais íntimo, da contemplação para a compaixão (Orlando Ribeiro)?^len^aThis paper analyses why the film 1º cruzeiro de férias às colónias ocidentais (first Holiday Cruise to the Western Colonies), commissioned to the noted art photographer San Payo, was projected only once during the Estado Novo. This voyage movie, subgenre of colonial cinematic propaganda, is one of the first works of official propaganda intended to show that “Portugal is not a small country”: therefore, to (re)build the country through a new imperial map. This film is symptomatic of “mobility culture”, identified by Jean Brunhes; its purpose is to testify to the rule of imperial space through new communication technologies. Unaware of this phenomenon of acceleration, this movie may have been a victim of the shattered vision of day-to-day life in the colonies. To fulfil its design to project the nations' greatness, it might have lacked an even more intimate movement that would behold compassion (Orlando Ribeiro)?

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