107 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

MATOSSIAN, Brenda. Desigualdades e fronteiras (in)materiais em San Carlos de Bariloche, Patagónia Argentina. []. , 107, pp.107-123. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis11896.

O estudo das cidades na atualidade implica diversos tipos de desafios analíticos; um deles é como abranger as profundas desigualdades sociais do espaço urbano. Dentro dos estudos urbanos propuseram-se diversas estratégias para abarcar as crescentes divisões no interior da cidade. Este trabalho considera a análise diacrónica das fronteiras materiais e simbólicas como chave para compreender a gênese e as derivações destes processos. Esta abordagem implica um diálogo com as formas de expansão urbana, com uma especial ênfase na ação estatal, desde diversas escalas e momentos históricos. O estudo de caso é a localidade patagónica de San Carlos de Bariloche. A estratégia metodológica procura reconstruir as diversas fronteiras que marcaram esta cidade no tempo e desde diferentes escalas, a partir da triangulação de fontes diversas. Desde uma perspectiva que considera o ponto de vista geo-histórico, procura-se dar enfoque às marcas mais ou menos visíveis, que o crescimento da cidade deixa, reconhecendo como as impressões do passado definiram, desde uma lógica hegemónica, setores do espaço e da sociedade, mais ou menos legítimos sobre os que operam diferentes dimensões das desigualdades sócio territoriais.

: Fronteiras urbanas; geografia histórica; San Carlos de Bariloche; Patagónia; desigualdades sócio territoriais.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License