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Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

IORIO, Juliana    FONSECA, Maria Lucinda. Estudantes brasileiros no ensino superior português: construção do projeto migratório e intenções de mobilidade futura. []. , 109, pp.3-20. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis15650.

^lpt^aO Brasil é, desde 2008/2009, o país estrangeiro com o maior número de alunos inscritos no ensino superior português, representando atualmente 32% do total dos estudantes em mobilidade internacional. Neste artigo procuraremos discutir as causas desse fenómeno, considerando as políticas governamentais e as estratégias de internacionalização das instituições universitárias, bem como as motivações individuais dos estudantes. O estudo baseia-se em informação disponível em fontes secundárias, nos resultados de um inquérito online, para além de entrevistas realizadas aos estudantes universitários brasileiros que residem, ou já residiram em Portugal. As conclusões do estudo indicam que o aumento dos alunos brasileiros no ensino superior português resulta dos efeitos conjugados de três fatores fundamentais: políticas brasileiras de fomento à mobilidade estudantil internacional; promoção de estratégias de captação de estudantes estrangeiros por parte das instituições de ensino superior em Portugal e, sobretudo, da partilha da língua portuguesa entre os dois países. Concluiu-se ainda que a capacidade de retenção desses estudantes em Portugal, após a conclusão dos seus estudos, é bastante reduzida, sendo que a maioria regressa ao Brasil ou reemigra para outro país, não só devido à falta de oportunidades de desenvolvimento de uma carreira profissional compatível com as suas habilitações em Portugal, mas também por razões pessoais e familiares.^len^aSince 2008/2009, Brazil has been the foreign country with the highest number of students enrolled in Portuguese higher education. Currently, they represent 32% of the total number of international students. In this paper, we will discuss the causes of this phenomenon, taking into account the combined effects of the governmental policies and internationalization strategies of higher education institutions (HEI), as well as the students‘ motivations. The study is based on information available on secondary sources, on the results of an online survey, as well as interviews conducted with Brazilian students, currently or previously residing in Portugal. The conclusions of the study indicate that the increase of Brazilian students enrolled in Portuguese higher education institutions, results from the combined effects of three fundamental factors: Brazilian policies to promote international student mobility, promotion of attraction strategies for foreign students, developed by Portuguese HEI, and above all, the sharing of Portuguese language between the two countries. It was also possible to conclude that the retention capacity of these students in Portugal, after completing their studies, is very small, and most of them return to Brazil or re-emigrate to another country. This can be explained by the lack of opportunities to develop a professional career compatible with their qualifications in Portugal, but also for personal and family reasons.^lfr^aDepuis 2008/09, les Brésiliens constituent le plus important groupe d'étudiants étrangers inscrits dans l'Enseignement Supérieur au Portugal, soit 32% du total. Pour comprendre ce fait, on a analysé tant les politiques gouvernementales et les stratégies d'internationalisation des institutions universitaires que les motivations individuelles des étudiants. Cette étude est surtout basée sur des sources secondaires: un questionnaire en ligne et des entretiens menés avec des étudiants brésiliens résidant actuellement ou ayant résidé au Portugal. On montre que l'augmentation du nombre des étudiants brésiliens résulte de trois facteurs principaux: la politique brésilienne stimulant la mobilité internationale de ses étudiants, les programmes et stratégies de promotion adoptés par les institutions de l'Enseigner Supérieur portugais et, avant tout, la langue portugaise. On montre également que la plupart des étudiants brésiliens quittent le Portugal une fois leurs études terminées, soit pour retourner au Brésil, soit pour émigrer vers d'autres pays. Ce choix résulte tant de la difficulté de progresser professionnelles au Portugal, que de motifs personnels ou familiaux.

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