109 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

MONTORO-GURICH, Carolina. O impacto dos fatores socioeconómicos na saúde dos imigrantes marroquinos em Navarra (Espanha). []. , 109, pp.71-93. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis13745.

Neste trabalho, analisam-se os determinantes sociais, sociodemográficos e de estilo de vida que influenciam a autoperceção de saúde dos imigrantes marroquinos. Para tal utiliza-se informação de um inquérito etnográfico transversal aplicado em 2013 na região espanhola de Navarra. Os resultados mostram que, contrariamente à literatura consultada, as mulheres apresentam uma variação do estado de saúde melhor do que o dos homens, provavelmente porque estes têm um perfil etário mais envelhecido e vivem há mais tempo em Espanha. A análise de regressão logística binária revela importantes diferenças nas probabilidades estatísticas no que diz respeito aos determinantes específicos sociais por sexo. Ter um emprego remunerado é um fator que tem uma importância significativa e positiva para a saúde das mulheres. Estreitar relações sociais com imigrantes marroquinos, viver numa casa antiga e económica, em menor grau, ter uma formação educativa de nível secundário são fatores com maiores probabilidades para os homens.

: Imigração e saúde; imigrantes marroquinos; Espanha; determinantes sociais e de saúde.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License