109 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

GALLARDO, Marta. Multiplicidade de mudanças nos usos do solo: Estudo de caso na comunidade de Madrid. []. , 109, pp.95-112. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis14745.

Nas décadas anteriores à crise económica global de 2007, a Espanha e, em particular, a Comunidade Autónoma de Madrid, devido a sua condição de capital, registou taxas elevadas de mudanças no uso do solo, relacionadas com o crescimento dos usos urbanos, comerciais e de transportes. Entre 1990 e 2006, a região registou um aumento nos usos artificiais de quase 70%. Essas mudanças foram localizadas em todo o seu território, afetando até mesmo áreas naturais protegidas. Através da sobreposição de quatro dados temporários correspondentes aos anos 1982, 1990, 2000 e 2006, obtiveram-se estatísticas e resultados espaço-temporais, confirmando que a dinâmica da mudança do uso do solo na Comunidade de Madrid aconteceu rápida e intensivamente, registando neste período até três transições de usos do solo em determinadas áreas da região, especialmente em torno a sua área metropolitana. Essas mudanças estão associadas à distância aos centros urbanos existentes e a melhoria da acessibilidade com a construção de novas infraestruturas de transporte, especialmente de autoestradas e estradas radiais. A legislação sobre planeamento urbano na região e seus municípios permitiu o desenvolvimento extensivo desta tipologia de usos do solo.

: Mudanças nos usos do solo; frequências de mudança; transições; crescimento urbano; Madrid.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License