110 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

BAYLINA, Mireia et al. Género e inovação nos novos processos de re-ruralização em Espanha. []. , 110, pp.75-91. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis16053.

Na última década tem-se observado em algumas áreas rurais com boas infraestruturas de comunicação e próximas dos núcleos urbanos de Espanha, um retorno de mulheres e homens adultos jovens e que se estabelecem neste espaço para desenvolver projetos profissionais próprios. Este processo de mudança nas comunidades rurais não é exclusivo de Espanha, mas também é observado em outras partes da Europa. Este artigo analisa quem está por trás dos novos processos de re-ruralização em Espanha a partir da análise de projetos profissionais realizados por homens e mulheres adultos/as jovens. Estes agentes não são neutros em termos de g énero, pelo que esta categoria analítica é usada para examinar as relações de poder subjacentes a estes processos atendendo às metas, oportunidades e dificuldades encontradas por uns e outras, e a origem dos seus projetos. A pesquisa foi realizada através de entrevistas realizadas em profundidade para conhecer como as pessoas dão sentido às suas próprias experiências. Os resultados confirmam a existência de processos de re-ruralização marcadas por iniciativas inovadoras e altamente profissionalizadas desenvolvidas por mulheres e homens cujos discursos revelam novas formas de desigualdade e mecanismos de poder distintos.

: Género; inovação; re-ruralização; Espanha.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License