110 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

COSTA, Aldenilson; EGLER, Tamara    CASELLAS, Antònia. Política urbana de inovação tecnológica: experiências de cidades digitais no Brasil. []. , 110, pp.93-113. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis15347.

Cidade digital é uma política pública urbana que vê nas tecnologias de informação e comunicação uma possibilidade para promover a inclusão digital, fomentar estratégias de governanç a, democratizar a participação da população e impulsionar o desenvolvimento urbano. É uma política pública que tem origem nos anos 1990, que inicialmente tem lugar nos Estados Unidos, Finlândia, Paí ses Baixos, Japão. No Brasil, as experiências de cidades digitais são propostas por administrações locais que buscam modernizar o aparelho burocrático de estado, promover a inclusão digital e fornecer servi ços públicos por meio de tecnologias digitais lançando as bases para o que hoje se entende por smart city. O objetivo desse artigo é apresentar e debater experiências de cidades digitais implementadas nas cidades de S ão Paulo, Sud Menucci, Porto Alegre, Palmas e Piraí. O ponto de partida é uma reflexão em torno do conceito de cidade digital segundo níveis, características e objetivos. Posteriormente, a análise recupera a trajetória de implementação da política de digitalização, identificando especificidades, debilidades e potencialidades.

: Política pública; inovação tecnológica; cidade digital; digitalização.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License