111 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

ASSUNCAO, Ana Paula. Turismo cemiterial em Loures: o valor da transfiguração do cemitério. []. , 111, pp.37-59. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis15864.

A necrópole ocidental estruturou-se como uma textura de signos e de símbolos que evocam a memória e a presentificam por rituais que desde o séc. XVIII se reproduzem em busca da eternidade. Trabalhando com as constantes memórias, proto memórias e meta memórias, a evocação do/a ausente tem vindo a permitir a criação de variados discursos, sendo a sua transfiguração em recurso cultural, patrimonial e turístico uma matéria considerada em várias práticas a nível global. As utilizações do cemitério desde o final de década de 90 do século XX acentuaram-se e deram origem a conceitos e perspetivas diferenciadas que rodearam a visita a um cemitério: o cemitério é hoje um repositório de uma variada panóplia de atitudes perante a morte e os seus registos. Este artigo compila a informação j á existente a nível científico, sobre turismo em contexto de cemitério; analisa as abordagens previamente produzidas e aplica um estudo de caso, empírico, cemit ério municipal de Loures, para tirar conclusões fiáveis e contribuir para a investigação científica neste campo do turismo em cemitério. Uma das principais conclusões recai na verificação da possibilidade de prática de turismo cemiterial em cemitérios não românticos, como o de Loures.

: Cemitério; turismo cemiterial; transfiguração; cemitério não romântico; Loures; necrópole.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License