112 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

VARANDA, Ana Paula de Moura. Gênero, trabalho doméstico e comunitário: um debate a partir das organizações econômicas de mulheres rurais da zona da Mata Mineira (MG, Brasil). []. , 112, pp.131-144. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis17904.

O artigo discute as relações entre gênero, agroecologia e práticas econômicas domésticas e comunitárias, a partir de reflexões que derivam da aplicação de metodologias de investigação participativas junto a organizações econômicas de mulheres situadas na região da Zona da Mata Mineira (MG, Brasil). O diá logo com as trajetórias, as experiências de vida e de trabalho dessas mulheres demonstram a relevância das atividades domésticas e extra domésticas femininas na estruturação da agroecologia, na composição da renda familiar e na organização material da vida das comunidades rurais. As inúmeras conquistas relatadas a partir de seus processos organizativos e os desafios apresentados à manutenção e aperfeiçoamento de suas atividades, nos trazem à reflexão a necessidade de vislumbrarmos uma pluralidade de feminismos, identificados através das rela ções entre gênero, raça/etnia, trabalho e espaço.

: Feminismo; agroecologia; interseccionalidade; economias comunitárias; Zona da Mata Mineira.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License