29 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Diacrítica

 ISSN 0807-8967

NOVA, Manuela Casa. Formas de realização do pronome clítico em português europeu por falantes de herança luso-franceses. []. , 29, 1, pp.113-145. ISSN 0807-8967.

^lpt^aO presente estudo visa determinar o papel da transferência linguística na aquisição do Português como língua de herança, por parte de um grupo de 18 falantes de herança de Português Europeu, residentes em França, através da aplicação de um teste de ordenação das palavras que incide sobre a posição do pronome clítico em Português. Sendo o Francês uma língua com uma posição clítica predominante, a próclise, o desempenho dos falantes de herança lusodescendentes é comparado com o de um grupo de falantes monolingues da mesma faixa etária (7-12 anos). Conclui-se que os falantes de herança adquirem o sistema de pronomes clíticos do português seguindo um percurso de aquisição semelhante aos falantes monolingues, embora o processo leve mais tempo, porque se revelam suscetíveis ao fenómeno de transferência linguística. Os resultados indicam ainda a influência do fator idade na aquisição desta propriedade, verificando-se que os falantes mais velhos atingem resultados melhores, e que o tempo de exposição à língua, embora possa condicionar determinadas competências ao longo do processo de aquisição, não é um fator com tanto peso quanto o fator idade.^len^aThe present study aims to determine the role of language transfer in the acquisition of Portuguese as a heritage language by a group of 18 heritage speakers of European Portuguese (EP) living in France, on the basis of a word order test focused on clitic placement in EP. Since French is a language with clitic pronouns, the predominant position of which is proclitic, the performance of Luso-French heritage speakers is compared with a group of monolingual speakers with the same age (7-12 years). The results show that heritage speakers of Portuguese acquire the system of clitic pronouns in Portuguese in a similar way as monolingual speakers, although the process takes longer, even because they reveal susceptible to the phenomenon of language transfer. The results also indicate the influence of age, since older speakers achieve better results. Moreover even though the length of exposure to the heritage language may condition certain skills throughout the acquisition process, it doesn't have as much weight as the age factor.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License