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Revista Portuguesa de Clínica Geral

 ISSN 0870-7103

REIS, André et al. Prevalência da INGestão de Álcool nos Adolescentes: Estudo PINGA. []. , 27, 4, pp.338-346. ISSN 0870-7103.

^lpt^aObjectivos: Caracterizar o consumo de álcool nos adolescentes, verificar a sua relação com sexo e idade e determinar os motivos de consumo. Tipo de estudo: Observacional, transversal e analítico. Local: Escolas do 3.o ciclo/secundárias do distrito de Bragança. População em estudo: Jovens dos 13 aos 19 anos a frequentar as referidas escolas. Métodos: Adolescentes seleccionados por amostragem aleatória (etapas múltiplas). Dimensão calculada da amostra: 955 indivíduos (para prevalência esperada: 45%; nível de precisão: 3,0%; IC: 95%). Variáveis: sexo; idade; consumo de álcool e motivos de consumo. Dados recolhidos por questionário validado (AAIS; Pontuação: 0-79), tratados pelo teste do qui-quadrado (α = 0,05) utilizando software Excel® e SPSS®. Resultados: Obtiveram-se 1061 inquéritos validados, 51,6% do sexo feminino; 18,5% com 13-14 anos, 59,9% com 15-17 anos e 21,7% com 18-19 anos. Quanto ao consumo, 89,8% já experimentaram álcool, dos quais 96,4% no último ano e 69,5% dos jovens apresentam pelo menos consumo mensal. Destes, 226 bebem todos os fins-de-semana e 21 diariamente; 27,7% praticam «binge drinking». Verificou-se que 68,3% dos jovens apresentam consumo de risco. Relacionando o sexo com o consumo de álcool, verificou-se que o sexo masculino apresenta maior consumo (p=0,032). Na amostra obtida, o grupo etário dos 18-19 anos é aquele que apresenta um consumo mais elevado. Relativamente aos motivos de consumo, destacam-se o acompanhar os amigos (coping) e o paladar, independentemente do sexo e grupo etário. Conclusões: O consumo de álcool encontrado nesta faixa etária é elevado e superior à literatura, existindo um predomínio do sexo masculino. O meio social assume-se como um factor determinante, nomeadamente o consumo para acompanhar os amigos e assim corresponder às expectativas do grupo. Dados os resultados obtidos, torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias de intervenção a este nível.^len^aAim: To characterize consumption of alcohol by adolescents, to study the association of alcohol consumption with gender and age and to determine the main reasons for consumption of alcohol by adolescents. Type of study: Cross-sectional. Location: High schools of the district of Bragança, Portugal. Population: Teenagers aged 13 to 19 years old. Methods: In the sample, 51.6% of the subjects were females, 18.5% were 13-14 years old, 59.9% were 15-17 years old and 21.7% were 18-19 years old. The required sample size was 955 based on expected proportion of alcohol consumption of 45% with a 3% level of precision. Variables studied included gender, age, alcohol consumption and reasons for consumption. Data were collected using a validated questionnaire (AAIS) with scores ranging from 0-79. Associations between variables were tested using the with chi-square statistic with significance set at the 0.05 level. Results: The authors obtained 1061 questionnaires.In the sample, 96.4% had consumed alcohol in the previous year; 69.5% of the subjects consumed alcohol at least monthly. 226 subjects drank every weekend and 21 drank daily; 27.7% practiced binge drinking. A risky pattern of alcohol consumption occurred in 68.3% of the adolescents. Consumption was higher among boys (p=0,032) and increased with age. “Coping with peer pressure” and “taste” were given as the main reasons for drinking, independent of gender or age. Conclusions: The proportion of adolescents consuming alcohol in this study was high compared to other published figures. This was higher among males and older studernts. The social environment is a strong determinant of drinking. In light of these results, an intervention strategy appears necessary in this population.

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