19 1-2Les élastomères Cristaux Liquides 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ciência & Tecnologia dos Materiais

 ISSN 0870-8312

MARTINS, Maria Augusta G.. Furfuraldeído: Um indicador prático da degradação térmica do papel Kraft de transformadores. []. , 19, 1-2, pp.25-33. ISSN 0870-8312.

A vida expectável de um transformador, em termos de envelhecimento, depende do nível de degradação do isolamento sólido, que é o principal componente do transformador que, sendo sujeito a degradação, não pode ser substituído, sem desmantelar por completo o equipamento. Por esta razão, con-sidera-se que a vida útil do transformador é a vida do respectivo isolamento sólido. A degradação do papel (principal componente do isolamento sólido) pode ser medida, de forma directa, pelo grau de polimerização viscosimétrico médio do papel (DP). Uma vez que, para recolher amostras de papel é necessário decuvar e desmontar o transformador e visto que os compostos furânicos são produzidos por degradação do papel e a sua análise no óleo pode ser fácilmente efectuada, sem perturbar o funcionamento do transformador, a determinação, por Cromatografia Líquida de Alta Pressão e Alta Resolução (HPLC), da concentração de produtos furânicos no óleo, designadamente de furfuraldeído (2FAL), é actualmente o melhor método indirecto existente, para determinar o grau de envelhecimento do papel. Os mecanismos de produção de furfuraldeído, por degradação da celulose, e a cinética desta degradação, assim como os fenómenos de que depende a quantidade de 2FAL que permanece no óleo e ainda os factores que influenciam tais fenómenos, são os principais assuntos aqui abordados.

: Furfuraldeído; 2FAL; DP; Grau de polimerização viscosimétrico médio; Degradação; Pirólise; Hidrólise; Papel celulósico; Transformador.

        ·     · |     · ( pdf )