22 3-4Strength of aluminium resistance spot welded and weldbonded jointsComportamiento mecánico de materiales masivos superconductores de segunda generación en función de la temperatura 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ciência & Tecnologia dos Materiais

 ISSN 0870-8312

IRASTORZA, A. et al. On the effect of intergranular nanocracks on the shear-coupled migration of tilt boundaries. []. , 22, 3-4, pp.32-39. ISSN 0870-8312.

Neste trabalho, apresentamos simulações de dinâmica molecular do comportamento de migração duma fronteira de grão acoplada à aplicação duma tensão de cisalhamento no caso duma fronteira simétrica de flexão Σ17(530)/[001] perturbada pela presença de nanofendas na própia fronteira de grão. As simulações foram realizadas para bicristais de cobre a 300 K. O interesse do estudo é o efeito do tamanho da fenda. As simulações foram realizadas utilizando o embeddedatommethod com controlo de temperatura. Sistemas de largura constante, X, e tamanhos de fendas diferentes, 2a, foram gerados a 0 K. A razão 2a/X caracteriza o sistema. Condições de fronteira periódicas foram estabelecidas ao longo da direção de aplicação da carga e do eixo da fronteira simétrica de flexão. Após o relaxamento, o cisalhamento virtual dos bicristais foi realizado a uma taxa constante de 108 s-1. A resposta das amostras fissuradas pode ser dividida em: (i) ao cisalhamento acoplado a migração do limite de grão com o aumento da tensão de cisalhamento aplicada, (ii) propagação intergranular da fenda e (iii) emissão de deslocações e formação de deslocações em anel.

: Cobre; dinâmica molecular; migração acoplada ao cisalhamento; nanofendas; fratura modo II.

        ·     ·     · ( pdf )